quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dido et Aeneas













A história desta ópera barroca é sobejamente conhecida. Eneias depois da derrota de Tróia, invade-se e naufraga em Cartago com os seus companheiros, onde reina Dido, que se apaixona pelo herói. E este o tema trágico do libreto de Nahum Tate (1652 - 1715 ), daquela que foi considerada a obra prima de Henry Purcell; curiosamente algo ignorada durante a vida do autor; tendo subido ao palco pela primeira vez em 1689. Realce-se a utilização do coro como protagonista colectivo, e a utilização de danças como ligação/introdução entre as várias cenas do drama em três actos. Atente-se no dueto da cena II no Palácio, entre Von Otter e Varcoe, como exemplo da disciplina musical e simultânea beleza do programa da estética musical barroca, na sua ambição de ascensão vocal
ad astra. Esta interpretação é da etiqueta Deutsche Grammophon, 1989; dentro da série ARCHIV Production.


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