quinta-feira, 15 de abril de 2010

O MESTRE SÓ É MESTRE, QUANDO O COMPANHEIRO É MESTRE















Scuola di Atenas, Rafael

Um projecto mais que uma solução é uma aventura, cujo caminhar audaz reclama um pouco de todos, para que o todo... seja mais significativo que as suas partes. Numa época de inquietação civilizacional, os falsos profetas e as soluções "claras", aparecem banalmente na ágora das ideias, realçando a importância de um exercício crítico. O que significa educar? Um prazer mútuo ,se acreditarmos em Rosseau ou Thoreau? Ou a ditadura democrática do número, para que nos alerta Wilhem Reich? (Curiosamente estes três pensadores parecem algo esquecidos, nos dias lamacentos que nos visitam). Saber educar é aceitar viver no fio da navalha, entre a exclusão e inclusão. A instituição escolar assume este problema, ou esconde-se no nevoeiro obscuro dos números e dos procedimentos administrativos? A maioria é tanto o carniceiro da minoria, como o seu duvidoso protector. Acima de tudo .quem educa hoje?. Que promiscuidade real ou imaginária existe entre a educação formal e informal? Se acreditarmos numa antropologia optimista, a responsabilidade do cidadão, saberia decidir...
Falar de educação, é também por último falar de modelos e valores exemplares. Na impossibilidade de alcançar um critério a-histórico, o edifício escolar assenta na imponderabilidade, ou pior, na hesitação do poder político cativo de uma clientela.
Faltaria à escola saber sair de si mesma, para depois eventualmente a si regressar, agora enriquecida pelas licões da humildade e falibilidade, partilhando o imenso "mar da fertilidade" que é a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário